Aplicação de desfolhantes na lavoura de algodão é prejudicada

145

A presença de uma massa de ar polar sobre o Sul do país, ocasiona o declínio acentuado das temperaturas mínimas, sendo que em muitas localidades os termômetros registraram temperaturas abaixo dos 5°C nessa manhã (10). A previsão é que a próxima madrugada também seja gelada em boa parte do centro-sul do Brasil. Entre quarta (10) e quinta (11), em muitas localidades do Sudeste e do Centro-Oeste as temperaturas mínimas poderão ficar próximas dos 12°C ou até mesmo abaixo disso.

Não há riscos de que ocorra formações de geadas ou qualquer outro tipo de dano às lavouras. O problema é no Mato Grosso, já que as baixas temperaturas atrapalharam a aplicação de desfolhantes no algodão. No entanto, já na sexta (13) as temperaturas voltam a subir rapidamente, devido ao enfraquecimento dessa massa de ar polar, fazendo com que as condições voltem a ficar favoráveis a tais práticas agrícolas.

Chuva nas áreas produtoras

Com relação a chuva, há previsão de que ocorra algumas pancadas sobre as faixas leste do Rio Grande do Sul e do Sudeste nesta terça-feira (10). Os volumes devem ser baixos e como será registrado no extremo leste destes estados, não haverá muita preocupação com o andamento da colheita e muito menos dos tratos culturais. Há previsão de que ocorra algumas pancadas de chuva sobre o sudeste de Minas Gerais, sobre as áreas de café, mas serão passageiras e de baixa intensidade, não causando nenhum problema à colheita e secagem dos grãos de café.

Em todo o restante do país, o tempo continua firme e sem previsão de chuva generalizada, podendo no máximo, vir a ocorrer algumas pancadas de chuva no Mato Grosso, devido a algumas áreas de instabilidade que estão sobre o estado. O mesmo poderá vir a ocorrer no extremo sul de Goiás. Mas nada que possa trazer preocupação ou prejuízo as lavouras de milho e algodão dessas localidades.

Compartilhe: