Conectado por

Saúde

Anestesista estuprador: Um caso de sociopatia e narcisismo patológico


Compartilhe:

Publicado por

em

Na madrugada desta segunda-feira (11) , o anestesista Giovanni Quintella Bezerra foi preso em flagrante por estuprar uma mulher grávida que passava por uma cesariana.

As técnicas de enfermagem do hospital suspeitaram da quantidade de sedativo que Giovanni aplicou na paciente e os movimentos que ele realizava por detrás do lençol que o separava da equipe, então elas conseguiram gravar o ato. Há a suspeita de que ele tenha abusado pelo menos mais uma paciente do hospital.

O caso gerou revolta na população e levantou questões sobre o que leva alguém a sedar uma mulher grávida e em trabalho de parto para molestá-la, de acordo com o PhD neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a resposta pode ser uma sociopatia narcisista.

“Anestesiar alguém para ter o poder sobre ela pode ter relação com sociopatia, narcisismo e perversão. Uma patologia pode não ser única, e as vertentes aumentam os sintomas comportamentais.”

A psicopatia, a sociopatia e a personalidade narcisista são transtornos distintos, mas todos possuem características em comum que estão atreladas a naturezas antissociais. Um dos traços é a capacidade de manipulação para o benefício próprio mesmo atropelem regras básicas ou se use toda uma encenação. Dotados de uma arrogância extrema, a ausência de empatia faz parte do dia a dia dessa pessoas.” Afirma Dr. Fabiano sobre o caso.

O que é o narcisismo patológico?

O narcisismo é um desvio de personalidade que altera a percepção do indivíduo sobre si, levando-o a uma supervalorização extrema de si próprio, necessidade de reconhecimento, superioridade, mesmo que para isso desvalorize terceiros.

Segundo o Dr. Fabiano de Abreu, o narcisismo é uma patologia bastante presente no Brasil, e poderia ser chamada de “epidemia”  devido à sua grande incidência.

“Estamos falando de narcisismo patológico, que formata um cérebro e um DNA, que será passado de geração para geração,enraizado em comportamentos culturalmente aceitos porém trazendo consequências sérias para o futuro, promovendo psicopatologias futuras que se tornaram epidêmicas.” .

Sociopatia narcisista no caso do anestesista estuprador

Para o Dr. Fabiano de Abreu, o acontecimento é um clássico caso de narcisismo patológico combinado com sociopatia, que gera atitudes irracionais, arrogância e perversidade.

Não posso apresentar laudo sem anamnese, mas posso dizer quer comportamentos como esse são mais um exemplo, de uma tragédia provocada pelo que posso chamar de “doença” epidêmica da sociedade brasileira. Uma pessoa que estudou tanto para a formação que tem, com atitudes incoerentes, irracionais, não preventivas. Típico do narcisismo patológico.”

“Um sociopata narcisista é alguém com uma combinação de transtorno de personalidade narcisista e sinais comportamentais definitivos de sociopatia, Uma perversão com o forte traço de narcisismo típico dessa estrutura mental – perversão”

“Uma sociedade narcisista epidemiológica enfatiza e promove ações perigosas de sociopatas, psicopatas, entre outros distúrbios que incluem o narcisismo como característica.”.

Assessoria –(Press Release) – Comunicado de imprensa

Créditos: Dr. Fabiano de Abreu (ISCAC)

Publicidade
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento