Conectado por

Uncategorized

Amazonas ainda não tem previsão para vacinar crianças a partir de 3 anos contra a Covid-19


Compartilhe:

Publicado por

em

O Amazonas ainda não tem previsão de quando deve iniciar a vacinação contra a Covid-19 em crianças a partir de 3 anos. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o estado vai aguardar as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) para começar a nova etapa de imunização (leia mais sobre a vacinação infantil abaixo).

O g1 entrou em contato com o MS questionando qual será o cronograma da pasta, mas o Ministério respondeu apenas que “vai avaliar, junto à Câmara Técnica Assessora em Imunizações, o uso do imunizante nesta faixa etária”.

Na quarta-feira (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, de forma emergencial, a utilização da CoronaVac para o público de 3 e 5 anos. Logo após a autorização, o Instituto Butantan anunciou que pediu que a vacina fosse incluída no Programa Nacional de Imunizações para as crianças dessas idades.

O Ministério da Saúde ainda deverá informar se vai importar as vacinas prontas ou se importará o insumo para envasar no Brasil.

O Rio de Janeiro, por exemplo, já anunciou que não vai aguardar as diretrizes do Ministério da Saúde, e começa a campanha de vacinação dessa faixa etária a partir desta sexta-feira (15).

Manaus começou a vacinar crianças de 5 a 11 anos, desde o dia 17 de janeiro deste ano. Confira os locais de vacinação para essa faixa etária na capital amazonense.

Confira perguntas e respostas sobre a imunização das crianças a partir de 3 anos:

Quando começa a vacinação no Amazonas?

Ainda não há previsão para que isso ocorra. A FVS informou que vai aguardar nota técnica do Ministério da Saúde, que não informou quando será emitida.

A vacina é a mesma usada em adultos?

Sim. Crianças de 3 a 5 anos receberão a mesma dose que hoje é aplicada nas faixas etárias de 6 a 17 anos e nos adultos. Segundo a Anvisa, estudos indicam que a CoronaVac gerou até quatro vezes mais anticorpos contra a Covid-19 no grupo de 3 a 5 anos do que em adultos.

É seguro vacinar as crianças?

A decisão da Anvisa é de que a CoronaVac é eficaz e segura para esse público. Estudos apontaram que o imunizante diminui mortes, hospitalizações e a circulação do vírus.

Qual o intervalo entre doses?

O esquema é o mesmo recomendando para outras faixas etárias: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias.

Ainda não há estudos sobre mix de vacinas — a vacinação heteróloga. A orientação é tomar duas doses do mesmo imunizante.

Quais vacinas foram liberadas para esse público?

Atualmente, para a faixa etária entre 3 e 5 anos, somente a CoronaVac tem aprovação pela Anvisa, mas ainda precisa ser adicionada ao PNI pelo Ministério da Saúde para começar a ser aplicada.

A vacina da Pfizer pode ser aplicada em pessoas a partir de 5 anos e a CoronaVac já é utilizada para quem tem a partir de 6 anos.

G1

Publicidade
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento