Conectado por

Uncategorized

Acorda muitas vezes (excessivamente) suado? Saiba o porquê


Compartilhe:

Publicado por

em

Uma boa noite de sono é essencial para o bem-estar e para a saúde, no entanto, existem vários fatores que a podem prejudicar, e existem até, algumas pessoas, que acordam de manhã completamente suadas, sem saber o porquê.

O que causa este problema? A revista Self perguntou a vários especialistas. As razões incluem diferentes condições, mas não mencionam o calor, por exemplo, é uma justificativa que todos já  conhecem.

Estes “suores noturnos” são episódios graves de transpiração excessiva que podem encharcar o seu pijama e lençóis. Normalmente é algo que acontece várias vezes e está associado a algum problema e sintomas – como começar a roncar de repente, por exemplo.

Hiperidrose

A primeira hipótese é hiperidrose, uma condição caracterizada pela transpiração excessiva, que se apresenta de duas formas: primária e secundária. A hiperidrose primária ocorre quando não existe uma causa, como uma condição de saúde ou medicação, para este problema. Já na hiperidrose secundária a transpiração excessiva é justificada por uma condição médica específica e que tanto pode ser uma doença como um medicamento que está a tomar. A hiperidrose primária só acontece, normalmente, quando se está acordado, já a secundária pode incomodar a sua noite de sono.

Ansiedade 

Sintomas psicológicos associados à ansiedade também podem provocar sintomas físicos como transpiração em excesso, especialmente, se tiver tendência a sofrer ataques de pânico.

Menopausa 

Devido às grandes variações dos Hormônios que acontecem durante a menopausa, nomeadamente, a redução de estrogênio e progesterona reduzidos, é possível que as mulheres nesta fase da vida sofram uma série de sintomas. Entre eles estão os “suores noturnos”, calafrios, períodos irregulares ou ausentes, alterações de humor, secura vaginal, metabolismo mais lento e queda de cabelo.

Apneia do sono

É uma condição que faz com que pare de respirar durante uns breves segundos, durante a noite, enquanto ressona. Entre os sintomas desta condição está esta transpiração noturna excessiva.

Refluxo gastroesofágico

Acontece quando o ácido do estômago sobe até ao esôfago, causando uma sensação de azia, e quando é algo crônico – que acontece várias vezes por semana – é chamado de refluxo gastroesofágico. Entre os efeitos que este problema pode ter estão os “suores noturnos” que, normalmente, desaparecem quando o refluxo é tratado.

Doenças infecciosas

Algumas doenças deste gênero são conhecidas por causar “suores noturnos”, porque qualquer tipo de infecção pode causar febre e alterar a temperatura corporal.

Hipertireoidismo

É uma condição que faz com a tiroide – que desempenha um papel essencial na forma como o corpo usa certas hormonas para produzir energia – liberta hormônios ‘tiroxina’ em excesso no  nosso sistema. Isto pode provocar diferentes sintomas incluindo transpiração excessiva. Existem também outras doenças autoimunes que podem causar este problema.

Noticias ao Minuto

Publicidade
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento