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5 dicas realistas para construir uma startup de sucesso


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Começar seu próprio negócio é sempre um desafio. Os fundadores geralmente se preocupam em alcançar o sucesso e tornar sua empresa o melhor lugar para trabalhar no mundo, mas essas são metas difíceis de serem alcançadas. Embora seja necessário focar na construção da reputação e criar uma cultura forte, também é preciso aumentar constantemente o valor de suas vendas para garantir futuras expansões e a possibilidade de levar seus negócios ao próximo nível.

Então às vezes tudo isso parece esmagador, mas Gregor Müller, COO e cofundador da GoStudent, a EdTech mais valiosa da Europa e uma dos principais plataformas de tutoria online, compartilhou algumas dicas importantes para ajudar outros fundadores a construir uma startup de sucesso:

  • Seja rápido ou fique por último. “Nossa indústria está mudando tão rapidamente. As empresas bem-sucedidas precisam executar ideias com rapidez e não sofrerem atraso por conta da burocracia ou da política interna. Especialmente em um setor competitivo como o das EdTechs, se você não é o primeiro, pode ser o último, por isso é importante construir cadeias de comando rápidas e eficientes e capacitar seus funcionários para executar sua visão sem perder tempo com microgerenciamento.”
  • Observe outras grandes empresas (incluindo seus concorrentes) e aprenda com elas. “Tente entender o que outras grandes empresas estão fazendo, mesmo aquelas fora do seu setor, e veja se você pode adaptar seus sucessos ao seu negócio. Saber quem são seus concorrentes é muito importante e, muitas vezes, você pode se salvar de um erro observando os sucessos e fracassos do mercado. Siga empresas que inspiram nas redes sociais e monitore sua cobertura de mídia para ter uma ideia do sentimento do público e da satisfação do cliente. Fazer isso ajuda a mostrar áreas onde grandes empresas estão prosperando e se o produto do seu concorrente está em falta. Se você conseguir se mover rapidamente (‘be fast or be last’), poderá adaptar seu produto para resolver o que de fato está faltando. No entanto, eis um aviso importante: uma vez que você se torne grande o suficiente, seus concorrentes, sem dúvida, estarão observando você e aprendendo com seus erros também. Essa é a natureza deste mercado competitivo!”
  • Seja ousado. “Mesmo em situações de alto risco, não tenha medo de questionar o status quo e esteja aberto a novas ideias e novas maneiras de fazer as coisas. Em quase todas as situações, nunca há apenas uma resposta certa para um problema. Em vez de fazer algo “porque é assim que sempre foi feito”, é importante reavaliar seus processos ocasionalmente para ter certeza de que você ainda está trabalhando de forma eficiente com a missão da empresa sempre em mente.”
  • Confie em sua visão e confie em seus funcionários. “Conheça sua empresa por dentro e por fora e contrate pessoas que executarão sua visão e seguirão o manual que você criou. Quando você está construindo uma startup, nem sempre há tempo para muitas dúvidas e, muitas vezes, uma vez que você toma uma decisão, isso é definitivo. Seja certo ou errado, cada ato terá um impacto duradouro na empresa. Esse tipo de pressão é comum deeste tipoo trabalho, mas uma maneira de mitigá-la é contratar especialistas e investir em treinamento antecipado. Dê a eles as ferramentas de que precisam para que se sintam capacitados em sua função e você possa ter certeza de que eles não precisam de supervisão desnecessária.”
  • Aproveite o tempo para comemorar seus sucessos. “Mesmo os trabalhadores mais comprometidos precisam de uma pausa de vez em quando. A vida de startup não é para todos e, se você fizer seu trabalho corretamente, as pessoas que você contratar serão tão apaixonadas pelo trabalho quanto você. Para evitar o esgotamento, é importante reservar um tempo para reconhecer e celebrar suas realizações. Quando lançamos nosso aplicativo pela primeira vez e ele travou na manhã do lançamento, ficamos inicialmente devastados. Apenas um tempo depois, após recebermos ótimos conselhos, enxergamos esse momento como ele realmente deveria ser visto: um enorme sucesso! O acidente confirmou que havia uma grande demanda pela nossa ideia, então, em vez de tentar mudar o passado, nós comemoramos! Depois de uma merecida comemoração, voltamos ao trabalho mais motivados para cumprir nossa missão do que antes.”

Sobre a GoStudent:
GoStudent é um dos provedores líderes mundiais de tutoria online e, com uma avaliação de US$ 3,5 bilhões, a empresa de EdTech mais valorizada da Europa. A GoStudent foi fundada em Viena, Áustria, em 2016, por Felix Ohswald (CEO) e Gregor Müller (COO). Atualmente, a GoStudent atende clientes em +20 países. Por meio de sua plataforma, a GoStudent oferece aulas pagas, individuais e baseadas em vídeo em mais de 30 disciplinas para alunos do ensino fundamental e médio, usando um modelo de assinatura. Vários investidores, incluindo Prosus e SoftBank Vision Fund 2, investiram mais de US$ 669 milhões na plataforma em rápido crescimento. A GoStudent emprega 2.000 pessoas e trabalha com 20.000 tutores. Mais de 1,5 milhão de aulas de tutoria são reservadas a cada mês. Saiba mais aqui: www.gostudent.org.
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